O que é
medicina chinesa?

O que é medicina chinesa?

A prática da Medicina Chinesa vem crescendo cada vez mais no mundo moderno, sendo muito procurada para tratar diversas enfermidades.

A Acupuntura é uma parte integrante da Medicina Chinesa, que conta ainda com massagens, práticas respiratórias, exercícios, tratamento com ervas e dieta.

A origem da Medicina Chinesa, confunde – se com o início da civilização e cultura dos chineses datando mais ou menos 2.500 anos sendo marcada por influências da sua cultura e filosofia e nas suas subseqüentes dinastias, moldando – se e somando – se a cada etapa. Envolvendo essas transformações enquadram – se três vertentes da Medicina Chinesa: Medicina Clássica Chinesa  (Gǔ Dài Zhōng Yī 古代中醫), Medicina Tradicional Chinesa  (Zhōng Yī 中醫) e Medicina Chinesa Contemporânea  (Dāng Dài Zhōng Yī 當代中醫).

Entende – se por Medicina Clássica Chinesa os ensinamentos surgidos na dinastia Hàn (206 a.C. a 221 d.C.) período formativo deste pensamento. A Medicina Tradicional Chinesa é como se fosse uma continuidade da Clássica com novas formulações sem haver uma descaracterização das elaborações precedentes e obtendo uma disseminação em todo o Oriente e posteriormente no Ocidente. Já a Medicina Chinesa Contemporânea se faz uma busca constante de uma comprovação na visão ocidental dos conceitos tradicionais.

A Medicina Chinesa vê o ser humano como um sistema unificado, sem haver distinção entre o físico, emocional, psicológico e espiritual. Entende-se esses aspectos como uma expressão do 氣 (energia/dinâmica vital), a base da vida, que circula em todo o corpo e está presente em tudo que é vivo. O 氣 está em constante mudança, aquele relacionado ao nível psicológico é mais efêmero e menos fisicamente estruturando do que o que está relacionado ao sangue, músculos e ossos do corpo físico, porém um influencia diretamente o outro.

Devemos entender a Medicina Chinesa como um sistema que busca a restauração da saúde do indivíduo que traz consigo um olhar diferente, de um tempo diferente, e de um povo/cultura diferente, porém com uma atuação indiscutivelmente positiva em prol do indivíduo e do seu bem estar.

Notícias // Ver todas

Xīn 心 por um coração-consciência

Xīn 心 por um coração-consciência

Meu objetivo nesse artigo é tocar o coração-consciência seja do praticante, seja do indivíduo que deseja aprimorar algo mais na sua vida. Tomar as rédeas da vida. Que tenhamos em mente que somos a natureza ao nosso redor. Para os antigos, proteger e respeitar a natureza era o mesmo que proteger e respeitar a si mesmo.

Ler mais
O Céu, o Homem, a Terra

O Céu, o Homem, a Terra

Somos produtos das nossas escolhas, das nossas decisões. Como ser capaz de viver segundo as circunstâncias sem alterar minha identidade, meu íntimo?

Ler mais
Abordagem da Acupuntura na dor: um processo holístico.

Abordagem da Acupuntura na dor: um processo holístico.

Revista Medicina Chinesa Brasil, Ano VII, Vol. 20 Por Matheus Almeida O budismo diz que viver é sofrer, o taoísmo complementa que sofremos porque temos um corpo. A dor é algo que definitivamente faz parte da vida, quem nunca teve uma dor que levante o dedo. Quando me refiro a dor falo de todos os […]

Ler mais
Didó, o curandeiro

Didó, o curandeiro

Numa abordagem simples, poética, cultural e delicada, Sonia Hirsch apresenta de forma didática e lúdica o cuidado com a saúde e a visão das medicinas naturalistas e sustentáveis.

Ler mais
Todos os direitos reservados // 2014 Tática Online Cuidado com Carinho pela